Marca Maxmeio Watford
Acesso restrito

Blog

31 de outubro

Halloween ou Día de los Muertos? Entenda as diferenças

O Halloween e o Día de los Muertos são festividades que existem há séculos e, embora sejam realizadas em datas diferentes (31 de outubro e 2 de novembro, respectivamente), têm propósitos bem parecidos. Fantasias, espiritualidade e decorações especiais fazem partes de ambas as comemorações.

Celebrado sobretudo nos Estados Unidos e outros países de língua inglesa, o Halloween é uma mistura de festa cristã e pagã que tem origem em festivais celtas. Atualmente, faz parte da tradição se vestir de "monstro" e visitar vizinhos fazendo a clássica pergunta "trick or treat?", normalmente traduzida para o português como "gostosuras ou travessuras?". Também faz parte dos costumes enfeitar abóboras como "Jack-o’-lanterns", assustar as pessoas e acender fogueiras.

O Día de los Muertos, por sua vez, é uma tradição mexicana que antecede a descoberta do continente americano pelos europeus e também acabou sendo influenciada pela cultura ocidental, após a chegada dos espanhóis. 

Hoje é um grande símbolo nacional desse país latinoamericano e também é comemorado em outros países, inclusive nos Estados Unidos, onde grande parte da população é de origem mexicana. Nesse dia, as pessoas pintam o rosto, usam roupas especiais, preparam altares, fazem desfiles... tudo isso para homenagear quem já se foi. Legal, né?

Tema foi usado em aula de inglês

Como não podia deixar de ser, os alunos de inglês e espanhol do Watford puderam aprender mais sobre as duas festas, praticar os idiomas que estudam e se divertir um monte, claro. No último sábado (28/10), teve Halloween Day com a turma do 4º intermediário da teacher Carol. O dia começou com uma conversação - em inglês, é claro - para entrar no clima da festa com perguntas a respeito da origem, símbolos e crenças relacionadas à data.

Como é Halloween, não deu pra deixar as brincadeiras de fora, então os alunos se divertiram bastante com "Pictionary" e "Trick or treat". Na primeira, os alunos tiveram que desenhar coisas relacionadas ao tema, como "scared", "werewolf", "costumes" para que os outros pudessem adivinhar, enquanto na "Trick or Treat" quem escolhia "trick" tinha que pagar uma prenda e "treat" significava precisar responder perguntas relacionadas ao assunto estudado no semestre. Quem errava pagava uma prenda. Para encerrar a atividade, lanche, muita música e dança!

Alunos de espanhol também tiveram festa

As turmas de nível 1 e 2 de Espanhol, da professora Hayanny e professor Wagner, respectivamente, celebraram o Día de los Muertos. Os professores sugeriram a atividade como forma de apresentar essa típica festa mexicana e que tem como "prima" o nosso Dia de Finados. A ideia é promover o respeito entre as duas culturas e mostrar aos alunos a alegria que é essa festa tão tradicional.

Deu vontade de aprender inglês ou espanhol assim? Vem pro Watford!

Ver mais