Marca Maxmeio Watford
Acesso restrito

Blog

25 de abril

O Dia do Trabalho está chegando? Não nos Estados Unidos

No dia 1º de maio é comemorado o Dia do Trabalhador no Brasil e em diversos outros países das Américas do Sul e Central, da Europa, África e até da Ásia. Nos Estados Unidos e outros países como Nova Zelândia e Canadá essa comemoração acontece na primeira segunda-feira de setembro.
 
A data remonta ao final do século 19, quando, durante a industrialização, os trabalhadores começaram a lutar por mais direitos no mundo inteiro. Puxados pela França e a antiga União Soviética, a maior parte dos países do mundo aderiu ao 1º de maio como símbolo dessa luta.
 
Os Estados Unidos, por sua vez, adotaram setembro porque ficava entre os feriados da Independência, em 4 de julho, e de Ação de Graças (Thanksgiving), em novembro. Nesse dia, os americanos aproveitam o tempo livre de primavera com suas famílias, fazendo churrascos (barbecues) ou piqueniques (picnics). Outros saem às ruas para fazer passeatas e manisfestações.
 
Também há uma diferença no sentido do feriado. Enquanto os países cujo feriado é no dia 1º de maio celebram os avanços do direito trabalhista e lutam por mais direitos, o feriado americano simboliza a contribuição dos trabalhadores para o desenvolvimento do país e tudo que ele representa.

 

Ver mais